quinta-feira, maio 26, 2011

Encontro com Theodolinda M. Stocche - "As sementes da observação do feto através da ultrassonografia".

A Associação dos Membros Filiados do Instituto da SBPSP com apoio da Diretoria de Comunidade e Cultura convidam para um diálogo com Theodolinda M. Stocche, sobre o tema: ”As sementes da observação do feto através da ultrassonografia”

Theodolinda M. Stocche é psicanalista, membro efetivo da SBPSP e da SBPRP foi uma das pioneiras na observação de fetos intra-útero através do ultrassonografia, utilizando o método Esther Bick para observações de bebês. Esses mesmos bebês continuaram sendo observados após o nascimento até a idade de 8 anos.

Lembramos a famosa frase de Freud sobre o tema: “Há muito mais continuidade entre a vida intra-uterina e a primeira infância do que a impressionante cesura do ato do nascimento nos teria feito acreditar”
(Freud – 1926 [1925])

A vida intra-uterina desperta muita curiosidade, principalmente quando questionamos o início do psiquismo. Quando se forma? Quando se inicia a relação mãe-bebê? Somente depois do nascimento?

Esse será o tema do encontro do dia 04 de junho as 9:30h.

Os comentários serão realizados por Antônio Sapienza, Analista didata da SBPSP, a mediação por Eunice Nishikawa membro efetivo da SBPSP e terá como coordenadoras Rita Andréa Alcântara de Mello vice-presidente da Associação dos Membros Filiados e Maria Aparecida Angelico Cabral - Diretora de Cultura e Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário