terça-feira, maio 24, 2011

A Importância da Psicoterapia para Casais por Deise Barreto.


Um casal quando se une com o propósito de constituir uma família o faz com muitas projeções, a escolha do par em grandes partes acaba sendo inconsciente, e embora haja o contrato civil há também o contrato secreto do casamento, onde a mulher acredita que o seu esposo vai cuidar dela assim como o seu pai cuidava da sua mãe, por exemplo, que o fato de estar casada, estará amparada diante de qualquer circunstância, que seu esposo será cúmplice, amigo, amante, bom pai e excelente esposo.

O mesmo ocorre com o homem, que vem com o modelo de casamento dos pais que o vê como ideal ou não.

Ambos tiveram uma criação baseada nos princípios da sua família de origem e ao formar uma nova família traz consigo seus valores e os de seus pais.

Por serem indivíduos diferentes e embora se afinam de alguma forma até mesmo pela escolha inconsciente que fizeram vão se chocar frente ao novo dia a dia da vida a dois.

A realidade da vida conjugal será diferente do que esperado por ambos e as projeções ao caírem por terra irá fortalecer ou enfraquecer o casamento.

Nos momentos de conflitos se buscarem uma ajuda profissional poderão entender essas projeções, idealizações e adaptarem se um ao outro vivenciando o real, admirando as qualidades e aceitando os defeitos, e sobretudo respeitando-se mutuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário