quinta-feira, julho 28, 2011

Você sente remorso quando está ‘a toa’?


Se respondeu com um sim a pergunta acima, eis um sinal que merece atenção.

Ultimamente venho ouvindo no dia a dia e também de pacientes no consultório que eles têm pouco tempo para dar conta de muitas coisas.

As mulheres, inclusive, com o fato da maioria atualmente se dividirem entre mãe, esposa e profissional, vive o seu dia pensando em tudo que precisa fazer, o relatório para o chefe, a apresentação dos resultados para a reunião de mais tarde, comparecer a reunião do filho na escola, ao sair de lá buscar a filha no curso de idiomas, passar no mercado para comprar algo para o jantar e ainda deve lembrar-se de cuidar do cabelo e unhas, pois no dia seguinte tem um evento importante!

E se a mulher não é casada, nem mãe, têm aquelas que se dividem em dois empregos, estuda, malha, namora, cuida da família entre outras atividades...

Não que o homem também não se veja ‘atolado’ de tarefas, mas percebo que as mulheres no geral vivem mais estressadas com tudo que precisa dar conta, até porque embora hoje elas estão inseridas no mercado de trabalho e muitas até atingiram o seu objetivo de se ver tratada de ‘igual para igual’, o que seria outra discussão esse tema... Bom, voltando... a mulher tende a se cobrar muito, em provar que da conta, que sabe fazer bem feito tudo que se compromete a fazer e sabemos que acaba fazendo mesmo!

A cobrança maior é de si própria!

Mas, segundo uma pesquisa recente feita pela PUC-Campinas, muita gente tem vivido a síndrome da pressa.

As pessoas desejam que o dia tenha mais horas para poder conseguir concluí-lo com a sensação de missão cumprida. Num post anterior cheguei a discorrer sobre isso... Não será o fato do dia ter 30 horas ao contrário de 24 que fará com que a pressão interna acabe! Pois, quanto mais tempo livre que vir a ter, mais autocobrança fará e logo encontrará mais tarefas para executar.

Na pesquisa da PUC-Campinas foi perceptível que o comportamento existe entre ambos os sexos.

Então caro leitor se você vive ansioso, apressado, termina o dia insatisfeito por não ter feito tudo que pretendia, deita na cama e fica pensando, programando o dia, semana, mês seguinte, logo terá noites, dias conturbados em meio a tanta cobrança, o que acaba influenciando nas necessidades básicas fisiológicas, tais como: boa noite de sono e alimentação equilibrada, também no lazer, descanso e logo sua saúde estará mais afetada!

Se está sem fazer nada no dia de folga e fica com remorso por estar a toa, preste bem a atenção a esse sinal e cuide de ti, que és o bem mais precioso! Sem cuidados, sem descanso, não será possível executar nada de forma eficaz e gratificante!

Pense Nisso!

Deise Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário