quarta-feira, janeiro 18, 2012

O silêncio e a reserva muitas vezes são nossos melhores amigos... Por Deise Barreto.


O silêncio muitas vezes é o nosso melhor amigo... E a discrição também!

A discrição é para a alma o que o pudor é para o corpo. (Francis Bacon).


Quantas vezes você disse algo e depois de verbalizado parou para refletir e viu que poderia ter dito de outra forma ou evitado o comentário naquele momento ou para aquela pessoa?

Há vários ditos garantindo de que guardar as coisas para si é prejudicial à saúde. Concordo! Em parte... “Engolir sapos” de fato não é bom, mas, às vezes, é necessário! Não são em todos os ambientes ou para qualquer pessoa que podemos expressar o que pensamos. Sou a favor da sinceridade, mas se a mesma irá machucar o interlocutor ou te prejudicar, vale mesmo à pena?

Muitas pessoas fazem questão de dizer o que pensam, no entanto, essas mesmas pessoas não são capazes de compreenderem que o ser humano é único, que a maneira de pensar e agir são distintas.

Por sermos seres únicos, não teremos os mesmos gostos, opiniões e atitudes.

Muitos reclamam que buscam amigos, parentes ou parceiro (a) para desabafar e quase sempre são incompreendidos, recebem críticas ou respostas que denotam descaso.

“Frequentemente sou compreendido por quem não me conhece e incompreendido por quem me conhece” (Artur da Távola).

Por quê? Difícil entender essa citação se pensarmos emocionalmente não é?

No entanto, é perceptível dentro das relações regadas de sentimentos que a compreensão da escuta vem embutida de crítica, ora construtiva, ora não... As pessoas que te ama querem o seu bem e podem de alguma maneira aconselhar, criticar visando seu bem de acordo com os valores dela. Só que sabemos que nem sempre os valores do outro são os mesmos que o nosso.
E quem não gostar de ti em nada influenciará de forma positiva sua exposição ou justificativa frente a algumas atitudes ou opiniões.

Muitas atitudes e pensamentos devem passar pelo crivo da sua consciência e ser elaborado por ti, assim como metas a serem atingidas devem ser estudadas e planejadas por você, depende unicamente da sua pessoa, então deixar tudo explícito pode não ter sentido, pelo contrário, a exposição demasiada a respeito de sua vida, pensamentos, planos pode lhe acarretar danos, críticas e mais conteúdos para elaborar.
Como diz a sabedoria popular, o silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.

As respostas estão dentro de ti! Você é o único responsável pelo seu bem-estar!

Pense nisso!

3 comentários:

  1. Não perdemos nada em ficar quieto, e muito menos escrever algo onde a interpretação alheia não acompanhe!!!
    Arrependimento não basta qdo tudo ja foi para o vento... As vezes o que é claro pra vc e obscuro para outros...
    Resumo o silencio como o melhor caminho, e o tempo, como melhor conselheiro....
    Sabias palavras Deise.

    ResponderExcluir
  2. Deise,

    Ótimo post!

    Eu conheço duas frases que são perfeitas, uma é sobre o silêncio e a outra é sobre o tempo...
    “... O silêncio é um amigo que nunca trai..." e “... O tempo prova quem é quem...", não é todas as pessoas que estão na mesma sintonia que a gente... a melhor reação/resposta vem através do silencio do pensamento e isso é com o tempo.

    ResponderExcluir
  3. Sim, as respostas estão dentro de nós, se estivermos equilibrados conseguimos através do tempo e da autopercepção nos ler, e resolver da melhor maneira cada situação.

    ResponderExcluir