quarta-feira, janeiro 30, 2013

Torcida Organizada por Deise Barreto


O indivíduo ao nascer é dependente absoluto dos cuidados de outro ser humano, sendo adequado estes cuidados por parte da mãe ou seu substituto. Mediante esta relação pouco a pouco em seu desenvolvimento emocional primitivo o bebê aprenderá a diferenciar o EU do não-EU. Por isso é fundamental a convivência com outros indivíduos em um ambiente que propicie ao desenvolvimento, aprendizado e criatividade.

Partindo do fato de que as relações que moldam o indivíduo, desde a infância, são também fenômenos sociais. Com o decorrer do tempo, esse indivíduo que a princípio vive e convive com mãe, pai, irmãos e demais parentes dependendo da família nuclear, passa a conviver com outros grupos, tal como na escola, vizinhos, entre outros.

Quando pensamos em grupo, podemos falar da psicologia de grupo, onde estudamos os fenômenos dos grupos que equivalem a uma quantidade de pessoas que se reúnem com o mesmo intuito, seja em uma profissão, instituição, templo religioso, filosofia de vida entre outros, nesse sentido, quero falar hoje sobre as torcidas organizadas dos clubes brasileiros de futebol.

Torcida organizada, leva nos a crer que o objetivo do grupo é apenas um: Torcer com o grupo para o seu clube escolhido, seja por afinidade, admiração ou influência familiar.
Correto?
Não necessariamente.

Se formos nas sedes de algumas torcidas organizadas iremos nos deparar com torcedores fanáticos pelo seu clube que pagam uma taxa para se associar e desta forma se tornam pertencentes a uma massa, massa esta composta de muitos que respiram pelo seu time, são confeccionados materiais do clube e da torcida organizada que leva um nome, fazem camisetas, calças, bermudas, jaquetas, agasalhos, bonés, bandeiras etc. (Têm torcedores que 90% do guarda-roupas é de roupas da torcida organizada). Fazem caravanas para irem a estádios distantes e os associados conseguem ingressos com maior facilidades para os jogos.

Quando me deparava com algum torcedor desses pensava que simplesmente se reuniam com os demais para irem aos jogos de seu time. Mas, não.
Nem todos vão apenas aos jogos.
Com inúmeros casos de assassinatos que a mídia revela comecei a buscar entender melhor isso, pois pensava: Membros da torcida X mataram torcedor da torcida Y, por qual razão? Simplesmente por que torcem para clubes distintos???

E então descobri conversando com torcedores de torcida organizada que muitos membros praticam esportes como muay thai entre outros para aprender a bater, pois os "linha de frente" se preparam bem fisicamente para correr e para bater. Pois se encontram um membro de outra torcida organizada com roupa da torcida, eles tiram a camisa, batem e tem isso como vitória por terem roubado a camisa de um adversário. Em dia de clássico algumas torcidas marcam pontos de encontro para brigar, ou seja, são pessoas dispostas a violência, que atualmente não se preparam somente para bater bem, mas muitos andam armados e vença o melhor, independente de se o time ganhou ou perdeu em campo.

Quantas vidas se foram?

Quantos inocentes por chegar no portão errado do estádio e se deparar com uma torcida organizada do time adversário batem até matar indivíduos que nem fazem parte de T.O., simplesmente estão com a camisa do seu time e foi lá prestigiar o mesmo. Que mal tem isso?

Quantas namoradas apanham por estarem ao lado de um torcedor?

Quantas mães enterram seus filhos que morreram por torcer por um time?

Aonde isso faz algum sentido?

Jogadores de futebol ganham milhões, enriquecem, conhecem o mundo enquanto uma grande maioria passam anos estudando para ter uma profissão, entrar no mercado de trabalho e ganhar um salário para sobreviver, que mesmo se guardarem os seus rendimentos por anos não conseguem obter o que um jogador ganha em um ano. Se o clube ganha ou perde, o salário deles estão garantidos, o sucesso é constante em sua grande maioria, outros times os compram por milhões, e lá fora os torcedores se matam por se considerarem adversários. Vemos médicos, advogados, professores entre outras profissões envolvidos em torcidas organizadas, pessoas esclarecidas, inteligentes, de família que se associam e começam a pensar e agir como o grupo. De certa forma como alienados.

Le Bom diz: A peculiaridade mais notável apresentada por um grupo psicológico é a seguinte: sejam quem forem os indivíduos que o compõem, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seu modo de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, o fato de haverem sido transformados num grupo coloca-os na posse de uma espécie de mente coletiva que os faz sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria, pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento. Há certas ideias e sentimentos que não surgem ou que não se transformam em atos, exceto no caso de indivíduos que formam um grupo. O grupo psicológico é um ser provisório, formado por elementos heterogêneos que por um momento se combinam, exatamente como as células que constituem um corpo vivo, formam, por sua reunião, um novo ser que apresenta características muito diferentes daquelas possuídas por cada uma das células isoladamente.

A minha questão então é: Por que o indivíduo que torce para um time, que sente prazer em vestir a camisa, que gosta de assistir o jogo no estádio, não o faz sem se associar a um grupo que não visa apenas torcer, mas machucar, bater, matar o indivíduo que faz parte da torcida de outro time?

E o poder de escolha?

E o respeito pela individualidade humana?

É lamentável mediante a tantas injustiças humanas, fome, pobreza, política corrupta vermos grupos que utilizam do lazer, da torcida de um clube para construir uma massa alienada que esquece que violência gera violência, que da mesma forma que muitos membros têm filhos, família, a torcida deles tiram filhos de suas mães e pais somente porque eles vibram por outro time, vestem outra camisa, possuem uma opinião distinta... Se esquecem de se colocar no lugar do outro, de respeitar o seu próximo e colaboram para que pessoas distantes desta triste realidade consigam sair em um domingo com a camisa do seu clube, temendo ser maltratado mesmo não fazendo parte de torcida organizada, porque têm aqueles não admitem se esbarrar com seus “adversários” na visão deturpada que possuem.

Fenômenos inconscientes desempenham papel inteiramente preponderante não apenas na vida orgânica, mas também nas operações da inteligência. A vida consciente da mente é de pequena importância, em comparação com sua vida inconsciente. O analista mais sutil, o observador mais agudo dificilmente obtêm êxito em descobrir mais do que um número muito pequeno dos motivos conscientes que determinam sua conduta. Nossos atos conscientes são o produto de um substrato inconsciente criado na mente, principalmente por influências hereditárias. Esse substrato consiste nas inumeráveis características comuns, transmitidas de geração a geração, que constituem o gênio de uma raça. Por detrás das causas confessadas de nossos atos jazem indubitavelmente causas secretas que não confessamos, mas por detrás dessas causas secretas existem muitas outras, mais secretas ainda, ignoradas por nós próprios. A maior parte de nossas ações cotidianas são resultados de motivos ocultos que fogem à nossa observação.

Vale ressaltar que nem todo membro de T.O. bate, mata ou motiva os demais a agirem assim, mas uma vez que faz parte da massa, vivencia o inconsciente coletivo, acabam muitas vezes se divertindo ou concordando com os comportamentos da maioria para se sentir aceito e pertencido ao grupo, se transformam quando estão reunidos, verbalizam ódio pelos adversários, deixa explicito a fúria pelo lema da torcida que faz parte.
É notável que os grupos, sejam torcidas organizadas ou não, muitas vezes deixam de lado seus valores e opiniões em prol do que o grupo acredita e valoriza, é então que inúmeros indivíduos perdem sua identidade que é instável conforme os grupos dos quais faz parte...!

Podemos questionar o mundo e a nós mesmo... Cada fase vivenciamos algo... Mas, vivenciarmos ou apoiarmos a violência em nada nos agregará nem ontem, nem hoje e muitos menos amanhã.

Paz aos clubes e a todos os torcedores!
Respeito pelo próximo... NÃO A VIOLÊNCIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário