sexta-feira, janeiro 09, 2015

Vamos brincar?!

Vamos brincar?!

Brincar com os filhos estimula a criatividade e estreita os laços

Nos surpreendemos com a inteligência das crianças com pouca idade. Quem não se encanta ao chegar a casa de um amigo ou parente e ver aquele “menininho”, ligando o home theater e colocando o DVD de desenho favorito? Ou com a habilidade do filho pequeno ao manusear o tablet com mais facilidade do que muitos adultos?

Muitos pais admiram e estimulam os filhos, presenteando-os com tudo o que há de tecnologia, porém essa atitude contribui para que as crianças ocupem seu tempo apenas com jogos e interação virtual, que se não for bem dosado faz-se perder o brincar criativo, a interação com outras crianças e entre pais e filhos. Colaborando também para um desenvolvimento introspectivo e uma infância solitária.

A infância é a fase onde o indivíduo acumula vivências e experiências, que lhe servirão de base para a construção da sua subjetividade. A importância do brincar e de criar para a criança é fundamental para o seu desenvolvimento, na construção da identidade pessoal, o brincar sozinho, com amiguinhos e também com os pais.

Sabemos que não é fácil após um longo dia de trabalho, muitas vezes regado a estresse, ter disposição para brincar com o(s) filho(s). Mas é de extrema importância se organizar e despender, nem que sejam vinte ou trinta minutos do seu tempo para brincar com eles. Em meio a brincadeiras pode questionar como foi o dia dele, seja na escola ou com a babá e entrar na brincadeira, estimulando-o, conforme sua capacidade de viver criativamente. Observe como com alguns brinquedos simples, a criança consegue fantasiar e criar uma estória e geralmente, incluem os pais e pedem atenção.

“A infância é a fase onde o indivíduo acumula vivências e experiências, que lhe servirão de base para a construção da sua subjetividade.”

Sou fã dos brinquedos educativos, de acordo com cada idade, porque despertam a curiosidade da criança, estimulam o desenvolvimento, o raciocínio principalmente, quando na fase dos “por quês”. Alguns pais perdem um pouco a paciência, pois a criança exige muito, fala demais, mas há de compreender que ela está vivendo o momento de descoberta, quer entender muitas coisas e quem melhor do que os pais para ensiná-las?

Desde bebê a capacidade de criar, imaginar, inventar e produzir um objeto está presente. Logo, ela pode se divertir e brincar sozinha, mas adoram companhia e têm muita energia, o que dificulta acompanhá-las, mas é necessário ceder, participar. Dançar é outra diversão para elas, quando os adultos se permitem dançar e cantar músicas infantis, é festa. Tornam-se crianças novamente e arrancam sorrisos de felicidade dos pequenos.

A infância passa rápido, quando percebemos eles já cresceram, desenvolveram outros interesses e aí cabe mais a orientação, a proximidade que essa nova fase requer e que foi construída lá atrás, a base de confiança e amizade, que é fundamental na relação entre pais e filhos.

Já dizia Winnicott “O brincar é universal, uma forma básica de viver e é somente no brincar, que o indivíduo pode ser criativo”.

Portanto, pais estimulem os filhos a brincar! Assim poderão ser mais criativos e isso influenciará no desenvolvimento do adulto, do profissional no futuro e eles serão gratos a vocês.

Deise Alves Barreto de Matos, psicóloga clínica e especialista em psicossomática.
E-mail: psicologa.deise@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/psicologadeisebarreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário